Ícone logo teia

NOSSO TRABALHO

Ícone logo teia

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Legenda: Trabalho social desenvolvido em uma unidade socioeducativa de internação

 

Trabalhamos com uma perspectiva de educação em pares, com adolescentes internadas em uma Unidade Socioeducativa Feminina em Belo Horizonte. O projeto visa contribuir e auxiliar para a emancipação social e humana das adolescentes no Socioeducativo, colaborando para a efetivação dos direitos e deveres, estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e cobrando as responsabilidades do Socioeducativo definidos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Desenvolvemos oficinas buscando incentivar a literatura e o contato com processos de letramento social; o acesso às artes; a construção  de conhecimentos sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, dentre outros. As metodologias utilizadas no  trabalho  com  adolescentes  são em formato de oficinas, capacitações, troca de experiências e rodas de conversa. Adotamos a escuta ativa, como orientadora, pois entendemos  a  importância  do  protagonismo,  das  adolescentes, nas oficinas e por consequência no cumprimento das medidas Socioeducativas.

 

 

Buscamos contribuir para a emancipação por meio do pensamento crítico frente à diversidade de vulnerabilidades encontradas nas experiências das jovens. O projeto trabalha as emoções, a mediação de conflitos, a questão da territorialidade, a responsabilização e   a autonomia na tomada de decisão pelas adolescentes, pelo viés educativo e não da punição, como estabelecido no estatuto do Socioeducativo (Sinase).

O Projeto conta com o patrocínio da Instituição parceira FRIDA – The Young Feminist Fund